Os sinais e sintomas mais prevalentes são dores de cabeça, vômitos em jato, convulsões, desequilíbrios, visão turva, sonolência e mudança de comportamento
O diagnóstico precoce do Tumor de Sistema Nervoso Central é o tema da Campanha realizada neste mês de dezembro pela Casa Durval Paiva. A cada mês, um tipo específico de câncer infantojuvenil, dentre os que mais acometem crianças e adolescentes, é tema da campanha do diagnóstico precoce da instituição.
O trabalho de conscientização do público em geral sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil tem início com a sensibilização dos colaboradores da própria instituição. Somando ao trabalho, veículos de comunicação de todo o estado, atuam em parceria com a instituição divulgando as peças da campanha publicitária que, este mês, traz, como personagem principal, a história de superação do Miguel Revoredo, 6 anos, acolhido pela Casa Durval Paiva, em tratamento desde 2019.
Outro importante pilar do trabalho de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é a capacitação dos profissionais de saúde da atenção básica de todas as regiões potiguares.
Tumor – O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações. Cerca de 88% dos tumores do sistema nervoso central são localizados no cérebro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda segundo dados do INCA, 2017, o tumor do sistema nervoso central, corresponde a 13,3% do total dos tipos de câncer na criança e no adolescente no Brasil, sendo o pico de incidência entre 1 e 4 anos.
Alterações motoras e convulsões acompanhadas de cefaleia, náusea, vômito e irritabilidade, podem ser sintomas de tumores no sistema nervoso central, sendo os sinais e sintomas mais prevalentes: dores de cabeça, náuseas e vômitos em jato, convulsões, perda de funções neurológicas, dificuldade de equilíbrio, visão turva, sonolência acentuada e mudanças de comportamento.
Sinais e sintomas do Tumor de Sistema Nervoso Central
• Convulsões em crianças sem histórico prévio desta alteração;
• Estrabismo em crianças que não tinham previamente;
• Dor de cabeça (especialmente se incomum, persistente ou grave);
• Vômitos persistentes (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
• Mudança de comportamento;
• Aumento anormal do perímetro cefálico (cabeça em criança menor que 1 ano).
Muitos dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil podem ser confundidos com os de outras doenças comuns à idade e, por isso, nunca devem ser ignorados. Assim, é essencial estar sempre alerta aos desconfortos, alterações de comportamento, sinais e qualquer sintoma que se torne frequente nas crianças e, ao identificá-los, buscar rapidamente ajuda médica. O diagnóstico precoce seguido pelo tratamento adequado, pode elevar em até 80% as chances de cura.
Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).
Comentários (4)
4 respostas para “Camisa de Força. Marcelo Nova Bosta em Currais Novos. Por Aragão.”
Nunca tinha visto uma descrição de lixo, tão perfeita!👏👏👏👏👏👏👏👏
Camisa de força para esse lixo.
Porque contrataram um camarada que não agrega nada com as suas músicas pra esse evento? Tem tanta banda boa por aí que agrega aos nossos ouvidos
Esse lixo ateu, herege e drogado deve ser amarrado numa camisa de forças e jogado num hospital psiquiátrico para sempre! Meu Deus, como estão, cada vez mais, aparecendo anti cristos, zumbis urbanos. Tenha piedade de nós me Deus!!!!!!