Após os bairros mais antigos da cidade registrarem desabamento de fachadas, órgão reúnem parceiros para uma ação conjunta.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e a Prefeitura de Natal, através de diversas secretarias, estão organizando uma ação conjunta no bairro da Ribeira. O objetivo é unir forças com universidades e instituições para identificar fachadas mais críticas, com risco de acidentes. Após fazer registro fotográfico, os órgãos competentes vão fazer um trabalho de identificação dos proprietários destes imóveis.
“A ideia surgiu de uma funcionária do Crea que viu uma oportunidade aqui de contribuir com a sociedade através da nossa fiscalização. Então articulamos com os órgãos responsáveis como poderíamos proteger a sociedade. Queremos evitar acidentes como o que vimos acontecer em junho. A ideia aqui é identificar fachadas com maior risco e chamar os proprietários à responsabilidade”, afirmou Roberto Wagner, presidente do Crea-RN.
Uma reunião de alinhamento com diversos órgões parceiros aconteceu na sede do Crea para definir as prioridades da ação. O início do trabalho está marcado para o sábado, dia 13 de setembro. Além de profissionais do Crea e de diversas secretarias da Prefeitura de Natal, a UFRN vai participar com alunos e professores do curso de Engenharia Civil.
Janela Urbana
Durante o mutirão, as equipes do Crea, Prefeitura de Natal, UFRN e instituições vão registrar tudo através de um app desenvolvido pela equipe de Gestão de Tecnologia e Informática do Crea. O App vai ser um repositório de fotos e observações que usa georreferenciamento para organizar melhor as fachadas observadas. O repositório ficará disponível para futuras ações de identificação dos responsáveis dos imóveis que precisam de manutenção.
Acidentes preocupantes
Parte de um casarão antigo desabou sobre um prédio vizinho na madrugada da quinta-feira, 27 de março, em Natal. O caso aconteceu na Rua Frei Miguelinho, na Ribeira, bairro histórico onde fica a zona portuária da cidade. Segundo moradores da região, o caso aconteceu durante a madrugada e não deixou ninguém ferido. Em junho, um homem morreu após uma marquise desabar no bairro do Tirol.
Comentários (1)
Uma resposta para “CREA-RN e Prefeitura de Natal promovem mutirão de avaliação na Ribeira”
👏👏👏👏👏