A- A+

Solenidade na Assembleia Legislativa homenageia os 150 anos de Macau

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promoveu, nesta segunda-feira (6), uma sessão solene em homenagem aos 150 anos de emancipação política do município de Macau, por propositura do deputado Coronel Azevedo (PL). O evento reuniu autoridades, gestores municipais, ex-parlamentares, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, em uma celebração marcada por reconhecimento, emoção e gratidão à trajetória histórica, econômica e cultural da cidade salineira — um importante polo produtivo e turístico do Estado.

Em discurso, Coronel Azevedo destacou a importância do município para o Rio Grande do Norte. “Hoje é um dia especial, um dia histórico para o nosso Estado. Rendemos homenagem aos homens e mulheres que escreveram a história da belíssima cidade de Macau, uma das joias do território potiguar”, afirmou. O parlamentar lembrou sua presença nas celebrações do último 9 de setembro, quando presenciou a alegria popular durante os desfiles cívicos, e ressaltou que a solenidade na ALRN simboliza o reconhecimento ao legado dos pioneiros que ajudaram a construir o município — dos salineiros e pescadores aos educadores e gestores públicos.

Ao enaltecer o papel de Macau como um dos pilares econômicos e culturais do Estado, Azevedo frisou a vocação da cidade para a produção de sal, o turismo e o potencial energético. Ele também destacou o trabalho da prefeita Flávia Veras, primeira mulher a governar o município, e do ex-prefeito Flávio Veras, a quem chamou de “amigo, parceiro e grande colaborador para o desenvolvimento de Macau”. Para o deputado, celebrar os 150 anos do município é também valorizar a identidade potiguar: “Macau é parte da nossa história. Celebrar seus 150 anos é celebrar o Rio Grande do Norte, reconhecer o valor de uma cidade que gera emprego, movimenta a economia e preserva a nossa essência.”

Falando em nome dos homenageados, a prefeita Flávia Veras expressou emoção e orgulho em representar o município em um momento tão simbólico. Ela destacou o trabalho da atual gestão em parceria com o Governo do Estado e agradeceu à Casa Legislativa pela homenagem, ressaltando a importância da união entre os poderes em prol do desenvolvimento local. “Macau é uma cidade de gente trabalhadora, acolhedora e que tem muito amor pela sua terra. Estar aqui recebendo esse reconhecimento é motivo de alegria e gratidão”, afirmou.

Flávia também fez questão de lembrar o legado político e administrativo do ex-prefeito Flávio Veras, a quem atribuiu inspiração e aprendizado, além de reafirmar o compromisso de continuar investindo na infraestrutura, no turismo e na melhoria da qualidade de vida da população. “Macau é grande pela sua história, pelas suas riquezas e, principalmente, pelo seu povo. Vamos seguir trabalhando com amor e responsabilidade para que os próximos 150 anos sejam ainda mais prósperos”, declarou a prefeita.

Representando o Governo do Estado e a ex-governadora Wilma de Faria, uma das homenageadas pela sessão, a ex-deputada Márcia Maia, presidente da Desenvolve RN, destacou o orgulho de retornar à Assembleia Legislativa. Em seu discurso, ressaltou as obras realizadas no município, como a restauração da Ilha de Santana e o acesso à praia de Camapum. Em tom emocionado, Márcia prestou homenagem à sua mãe, lembrando seu legado e o impacto de suas ações em Macau. “Falar de Macau é falar da resistência de um povo que nasceu entre o sal e o mar, entre o trabalho e a fé”, afirmou. Ao final, reforçou o compromisso de seguir contribuindo para o desenvolvimento da cidade: “Que Macau continue sendo símbolo de coragem, esperança e amor ao Rio Grande do Norte”.

Também presentes na solenidade, o prefeito de Ipanguaçu, Jefferson Santos, ressaltou a importância histórica e econômica do município salineiro para o RN, reconhecendo Macau como símbolo de prosperidade, tradição e cultura. O prefeito Eribaldo Lima, de São José de Campestre, parabenizou a prefeita Flávia Veras “por cuidar de Macau com dedicação e zelo” e elogiou o deputado Coronel Azevedo pela homenagem.

Compondo a mesa de trabalhos da sessão, o deputado federal General Girão (PL) ressaltou o simbolismo histórico e humano do município. O parlamentar elogiou a gestão da prefeita Flávia Veras, o legado da ex-governadora Wilma de Faria e reafirmou seu compromisso com a cidade, afirmando: “Um povo que reverencia sua história dificilmente será dominado”.

Durante a sessão solene, foram prestadas homenagens a instituições, entidades, lideranças e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. A celebração destacou o papel de diferentes segmentos da sociedade na construção dos 150 anos de trajetória do município, reconhecendo o trabalho coletivo que fortalece sua identidade e importância.

Homenageados e Representantes

  • 2º/RN Grupo Escoteiros Guy de Larigaudie — Jailson Milton M. da Silva
  • 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Macau — 2º Tenente Elton Caio Silva Nascimento
  • 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Macau — Sandro Reges Souza Soares
  • Associação das Marisqueiras do Porto da Pescaria — Suely Xavier da Costa Soares
  • Associação de Amigos do Autista (AMA) — Jéssica Bezerra Matias
  • Associação de Proteção e Defesa dos Animais e do Meio Ambiente da Região Salineira (AMPARE) — Raíssa Dominique Andrade Martins
  • Associação Macau Inclusiva de Pessoas com Deficiência (AMID) — Albanisa de Souza Coutinho
  • Benito Maia Barros (in memoriam) — Susana Silva Barros
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Macau (CDL) — Lúcio Fernandes de A. Júnior
  • Câmara Municipal de Macau — Maria da Conceição dos Santos Lins
  • Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório — Pe. João Pedro Acurcio
  • Colônia de Pescadores e Maricultura Z-9 de Macau — Luzileide Batista da Silva
  • Colônia de Pescadores Z-41 Capataz Manoel Lucas — Evilânia Lima de Miranda
  • Filarmônica Monsenhor Honório — Fábio Henrique Rocha da Cunha
  • Gilberto Edinor Cabral Avelino (in memoriam) — Augusto Carlos A. T. de Carvalho
  • Grupo Espírita Bezerra de Menezes — José da Silveira
  • Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Macau (IEADERN) — Rilton Martins Peixoto
  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Macau — Luiz Henrique Medeiros da Costa
  • Joaquim H. da S. (Monsenhor) (in memoriam) — Nélio Silveira Dias Júnior
  • Lions Clube de Macau — Francisco H. Nunes dos Santos
  • Loja Maçônica 27 de Dezembro em Macau — Jorge Luís de Almeida Ribeiro
  • Prefeitura de Macau — Flávia Patrícia T. Veras Vieira
  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição — Pe. João Pedro Acurcio
  • Paulo “Paulinho de Macau” (in memoriam) — Polyana Varela do Nascimento
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão — Iracy Wanderley Filha
  • Serviço Social da Indústria (SESI) — Aldécia Cortês Pereira Pinto
  • Sirlley Rochele Bezerra Maciel (in memoriam) — Helena Lourdes Bezerra Maciel
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Professor Benito Maia Barros — Hênio Ferreira de Miranda
  • Wilma Maria de Faria (in memoriam) — Márcia Faria Maia

Comentários (0)

Comente aqui...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ícone de Comentário
Ícone de Usuário

Compartilhar artigo:
A- A+

Não decida agora, Ezequiel. Por Aragão.

Os três pré-candidatos ao governo estão correndo o RN, para cima e para baixo, atrás de qualquer voto ou foto. Em uma disputa acirrada como a que está posta, qualquer diferencial será cada vez mais disputado e valorizado à medida que as eleições se aproximam.

Enquanto Álvaro, Allyson e Cadú não têm tempo a perder, Ezequiel ganha tempo. Tem os 21 segundos do PSDB para agregar à propaganda eleitoral na TV e tem, também, o tempo que julgar necessário para analisar o tabuleiro até as convenções.

As peças mudam de lugar. As pesquisas indicam caminhos opostos, mas, com o passar dos dias, as projeções começam a ficar mais nítidas. A pressa é inimiga da boa decisão.

E para que ter pressa, se está sentado na cadeira da presidência da Assembleia Legislativa? Parece-me o lugar ideal para articular com o futuro aliado quais nomes poderão ocupar a mesma cadeira.

— Sem falar que já está praticamente reeleito para deputado estadual.

— Eles que lutem.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Bernardo, o jovem guerreiro, partiu. Por Aragao.

Homens e mulheres, fortes, adultos e maduros, desabam diante de um diagnóstico devastador. Bernardo enfrentou o seu com dignidade.

A leucemia atingiu sua infância. Amputou momentos de lazer, substituídos por maratonas de exames. Jogos com amigos deram lugar a consultas e procedimentos. Férias foram trocadas por cirurgias. E, ainda assim, Bernardo permanecia firme. — Desistir nunca foi uma opção.

— Sua bravura inspirou um exército.

Sua luta contra a leucemia mobilizou a todos. Primeiro, na busca incansável por uma medula compatível. Lutava sem reclamar. Sua postura resiliente e otimista enobrecia uma batalha tão desigual.

A verdade é que a sucessão de batalhas nunca parou. A tão sonhada paz não chegou nem a ser uma breve trégua. Enquanto se recuperava da cirurgia, vieram as inúmeras complicações decorrentes do transplante. Bernardo perdia muito sangue. Nosso blog abraçou campanhas de doações em sequência.

— Ele era nossa inspiração. Continuava lutando enquanto perdia sangue.

Como o jovem Bernardo não se rendia, Deus achou que era a hora de descansar e o chamou.

— Descanse em paz, jovem guerreiro.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Álvaro Dias assume a dianteira na disputa pelo Governo do RN, aponta IP Sensus

Um levantamento recente realizado pelo IP Sensus Instituto de Pesquisas indica que o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, é atualmente o nome preferido para assumir o Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. A pesquisa, que está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código RN-09520/2026, revela a liderança do pré-candidato tanto em consultas onde os nomes não são citados quanto naquelas em que uma lista é apresentada.

Desempenho nos Cenários Eleitorais Na modalidade espontânea — quando o eleitor cita seu candidato preferido sem auxílio de uma lista — Álvaro Dias aparece com 19,4% das intenções de voto. Ele é seguido de perto por Allyson Bezerra, que detém 18,5%, e Cadu Xavier, com 10,7%. É importante notar que a maioria dos entrevistados (50,2%) ainda se declara indecisa ou pretende votar em branco/nulo.

Já no cenário estimulado, a vantagem de Álvaro Dias se torna mais expressiva, chegando a 32,5%. Allyson Bezerra mantém a segunda posição com 27,3%, enquanto Cadu Xavier aparece com 16,8%.

Resistência do Eleitorado e Metodologia O estudo também mediu a rejeição aos nomes postos. Nesse indicador, Cadu Xavier lidera com 27,1%, seguido por Álvaro Dias (24,3%) e Allyson Bezerra (24,0%).

Para chegar a esses números, o IP Sensus ouviu 1.500 pessoas de forma presencial em 70 cidades potiguares, entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. O levantamento possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro estimada em 3 pontos percentuais.

Contexto Político A consolidação de Álvaro Dias no topo das pesquisas é atribuída à sua intensa movimentação política pelas diversas regiões do estado, focada na construção de alianças e expansão de sua base de apoio para o pleito que se aproxima.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Morre a jornalista Helga Oliveira

Com profunda tristeza informamos o falecimento da Jornalista Helga Oliveira, esposa do jornalista e empresário Luís Henrique.

Que a família encontre em Deus, força e conforto neste momento de imensa dor.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Igor Cabral vai ao Júri Popular. Por que João Bomba ainda não foi? Por Aragão.

Igor Cabral foi um monstro quando deu mais de 60 socos numa mulher indefesa em julho de 2025. Foi enviado ao Júri Popular merecidamente. Mas e o que João Batista de Carvalho Neto — vulgo João Bomba — fez? Amarrou, torturou e matou a Fabiana Veras em abril de 2024. — Acreditem, ainda não foi enviado passados 2 anos.

Nunca esqueceremos o crime brutal que João Bomba perpetrou contra a indefesa Fabiana Veras. Os anos se passaram mas a monstruosidade do ato não diminui.

Estaria a fera, após o assassinato, tentando desaparecer na mata fechada da burocracia judicial? Entre laudos, incidentes e recursos, estaria buscando o caminho da impunidade?

Debaixo de pilhas de processos se esconderia um assassino?

— Se essa hipótese for verdadeira, João Bomba apenas estaria se fazendo de doido para melhor passar.

Mas loucura seletiva não é loucura. Nunca foi doido para estudar nem para passar em concurso, trabalhar, treinar, dirigir, enfim, nunca foi doido para planejar e executar um crime.

— O que a justiça espera para enviar o João Bomba ao Júri Popular?

Existe um luz no fim do túnel. E essa luz é uma lanterna que está nas mãos da sociedade em busca do João Bomba. A população não descansará enquanto não iluminar a cadeia, ou a jaula, onde João Bomba cumprirá sua pena.

— Descanse em paz, Fabiana. 

— Nós, é que não descansaremos enquanto isso não for resolvido.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Desembargador Cláudio Santos impõe nova derrota à Neoenergia e protege consumidor de energia solar.

Mais uma vitória para os beneficiários de energia solar. Agora foi a vez do Tribunal de Justiça decidir a favor da população. Em uma decisão recente, o Desembargador Claudio Santos, integrante da Primeira Câmara Cível do TJRN, impôs uma derrota à COSERN (Neoenergia). A decisão liminar, proferida em 22 de junho de 2026 no Agravo de Instrumento nº 0812077-68.2026.8.20.0000, protege um consumidor idoso contra falhas sistêmicas de faturamento que impediam o uso correto de créditos de energia fotovoltaica.

O caso expõe uma limitação técnica crítica admitida pela própria concessionária. Segundo os autos, a Neoenergia COSERN esclareceu que seu sistema de faturamento só processa a compensação de créditos se a leitura da unidade beneficiária ocorrer em data posterior à da unidade geradora. Caso as leituras ocorram no mesmo dia ou em ordem inversa, o consumidor é cobrado integralmente, perdendo o benefício do crédito naquele ciclo. O Desembargador ressaltou que esse condicionamento é manifestamente irregular, pois sujeita um direito garantido do consumidor a um critério operacional controlado unilateralmente pela distribuidora.

— A análise dos relatórios de faturamento revelou outra irregularidade grave: a desobediência à regra de rateio previamente cadastrada. 

Embora o sistema devesse distribuir os créditos de forma paritária (50% para cada unidade beneficiária), houve uma concentração injustificada de mais de 7.000 kWh na unidade geradora, enquanto uma das unidades beneficiárias teve seu saldo zerado e passou a receber faturas com valores exorbitantes.

Claudio Santos destacou que a energia elétrica é um serviço público essencial, indispensável à preservação da dignidade humana, e que o risco de suspensão do fornecimento ou de negativação representaria um dano de difícil reparação.

As obrigações impostas à concessionária pela decisão são rigorosas:

Retomada imediata do rateio dos créditos;

Suspensão da exigibilidade das faturas, com proibição de corte de energia ou negativação do nome;

Transparência total, com a obrigação de apresentar, em 15 dias, um relatório detalhado da movimentação de créditos desde nov/2025.

Siga nosso perfil no instagram @blogmarcusaragao

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Igor Cabral, acusado de espancar a namorada em elevador será submetido ao júri popular.

Acusado de espancar a então namorada em um elevador, em julho de 2025, na zona Sul de Natal, Igor Eduardo Pereira Cabral será submetido a julgamento pelo júri popular. A decisão é do juízo da 1ª Vara Criminal de Natal, que pronunciou o réu pela suposta prática do crime de feminicídio tentado, com duas qualificadoras, em caso que alcançou repercussão nacional.

“A gravidade concreta do crime, evidenciada pelo modus operandi de extrema violência e crueza — traduzido no espancamento contínuo de sua namorada em ambiente confinado, desfigurando-lhe a estrutura óssea facial e impondo-lhe severa sequela neurológica permanente —, demonstra a acentuada periculosidade social do agente e o risco real de reiteração delitiva caso restituído à liberdade”, destacou a decisão, ao determinar a manutenção da prisão preventiva do réu.

Ao analisar o caso, o juízo da 1ª Vara Criminal de Natal apontou que a materialidade do crime encontra-se demonstrada por meio de elementos técnicos e documentais, atestando que a vítima sofreu fraturas severas no esqueleto facial, necessitando de intervenção cirúrgica reconstrutiva complexa com a fixação de 7 placas de titânio e 31 parafusos, evoluindo com sequela neurológica consolidada de paralisia facial periférica total à direita (grau VI).

“A autoria material é inequívoca e repousa, primordialmente, nas contundentes mídias gravadas pelo circuito interno de segurança do elevador. As imagens revelam o acusado encurralando a ofendida no interior do cubículo e desferindo contra ela uma sucessão ininterrupta e violenta de socos concentrados na região vital da face, prolongando as agressões enquanto a vítima se encontrava caída e indefesa no chão”.

A decisão também afastou a argumentação da defesa do réu de que as lesões ocasionadas “embora graves, não geraram um ‘perigo de vida’ clínico, concreto ou imediato sob a ótica estritamente pericial”. Conforme a decisão, tais argumentos não se revelam aptos a afastar, na atual fase, a admissibilidade da tese acusatória.

Agora, o processo aguarda ser pautado para realização da sessão do júri popular pela 1ª Vara Criminal de Natal.

✅ Siga nosso perfil no instagram @blogmarcusaragao

Comentários (1)

Maria de Fátima 24 jun 2026

Q a justiça seja feita!

Compartilhar artigo:
A- A+

Álvaro Dias percorre o interior do estado com o lançamento do projeto “Endireita RN”

O pré-candidato ao Governo do Estado inicia a jornada por Santa Cruz, reunindo grandes nomes da política potiguar para discutir os desafios das regiões Trairi, Agreste, Potengi e Seridó.
O cenário político do Rio Grande do Norte ganha um novo capítulo nesta semana com o lançamento do Projeto Endireita RN. Idealizada pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias (PL), a iniciativa consiste em uma série de encontros regionais desenhados para percorrer o interior potiguar, promovendo o diálogo entre lideranças políticas, apoiadores e a sociedade civil organizada.
O Pontapé Inicial: Santa Cruz e a Rota do Trairi
A primeira edição do evento acontece nesta quinta-feira (25), às 19h30, em Santa Cruz. Realizado na quadra do Instituto Cônego Monte, o encontro terá como tema central “A Nova Rota do Trairi e Agreste”, focando nas especificidades e demandas dessas regiões.
A mobilização busca atrair um público expressivo de gestores e legisladores locais, com a expectativa de reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-prefeitos de dezenas de municípios vizinhos.
Alianças de Peso e Calendário de Atividades
O projeto não marca apenas o movimento individual de Álvaro Dias, mas demonstra força política através de suas alianças. Estão confirmadas as presenças dos senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim, além do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, e do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio.
A agenda da primeira rodada de debates segue um ritmo intenso:
  • Sexta-feira (26): Encontro em São Tomé, com foco na região do Potengi.
  • Sábado (27): Encontro em Caicó, voltado para as demandas do Seridó, encerrando este ciclo inicial de mobilizações.
Estratégia para 2026
O “Endireita RN” é a peça fundamental da estratégia de interiorização da pré-campanha de Álvaro Dias. Segundo as informações, o objetivo principal é ampliar a escuta das demandas locais e fortalecer a construção de um plano de governo sólido para as eleições de 2026, fundamentado nos desafios reais enfrentados pelas diferentes regiões do Rio Grande do Norte

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Empresário Marcello Brunno Moreno é investigado em operação que apura fraude fiscal no valor de 72 milhões de reais.

Emirados — O nome da operação faz referência ao padrão de vida identificado durante as investigações, marcado pela ostentação de bens de elevado valor, contrastando com a tentativa de ocultação formal do patrimônio.

Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão. Também foram aplicadas 75 medidas cautelares diversas da prisão e requerido o bloqueio de bens no valor aproximado de R$75 milhões. 

No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, bem como o bloqueio e a alienação antecipada de 33 veículos, medidas destinadas a assegurar eventual ressarcimento ao erário, preservar o valor econômico dos bens e evitar a dilapidação do patrimônio objeto da investigação.

De acordo com as apurações, o grupo utilizava interpostas pessoas, conhecidas como “laranjas”, incluindo familiares, funcionários e pessoas de confiança, para registrar formalmente bens e empresas que, na prática, seriam controlados pelos reais beneficiários do esquema. A estratégia tinha como finalidade ocultar a verdadeira titularidade do patrimônio, dificultar o rastreamento dos valores e frustrar eventuais medidas judiciais de bloqueio e constrição decorrentes de dívidas milionárias junto ao Fisco Estadual.

Além da ocultação patrimonial, os elementos colhidos indicam que o grupo também se valia da intimidação de terceiros, familiares, funcionários e colaboradores, inclusive por meio de ameaças e de atos de violência patrimonial, como forma de manter o controle sobre bens, empresas e informações sensíveis, dificultando que a estrutura real do esquema fosse revelada.

O nome da operação faz referência ao padrão de vida identificado durante as investigações, marcado pela ostentação de bens de elevado valor, contrastando com a tentativa de ocultação formal do patrimônio.

 A denominação também remete à estrutura empresarial supostamente controlada pelo principal investigado, composta por postos de combustíveis, distribuidora de alimentos e outras pessoas jurídicas registradas em nome de terceiros, mas que seriam administradas de fato pelo grupo investigado.

Ao todo, mais de 120 policiais participaram da ação, que teve como objetivo o cumprimento das ordens judiciais e a coleta de novos elementos de prova.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Procurador da República Fernando Rocha lança livro voltado para o cuncursos e OAB na Amazon

Fernando Rocha acaba de lançar na Amazon o livro Manual de Direito Penal — Parte Geral, obra voltada para estudantes, candidatos a concursos públicos e exame da OAB.

Segundo o autor, o livro nasceu de uma experiência pessoal. Quando estudava para concursos, sentia falta de um material que reunisse profundidade teórica, linguagem acessível e foco nos temas mais cobrados pelas bancas examinadoras.

A obra combina duas vivências que marcaram sua trajetória: a aprovação em concursos de alta concorrência e os anos dedicados ao magistério. O objetivo foi produzir um manual que conciliasse rigor técnico e clareza didática.

“Escrevi o livro que eu gostaria de ter tido em mãos na época em que estudava”, afirma Fernando Rocha.

O Manual de Direito Penal — Parte Geral já está disponível para aquisição na Amazon.

📚 Link: https://a.co/d/0bXPtnhg

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo: