A- A+

Solene no Legislativo celebra 80 anos do Sindicato da Construção Civil do RN

A tarde desta sexta-feira (28) na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) foi de celebração e homenagens, em virtude dos 80 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (SINDUSCON/RN). Proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a sessão solene contou com a presença do deputado Gustavo Carvalho (PL), de representantes do Governo do Estado do RN, da Câmara Municipal de Natal, da Prefeitura de Natal e da FIERN, além do presidente do SINDUSCON, Sérgio Henrique Andrade de Azevedo.

“Hoje, esta Casa abre as portas não apenas para marcar uma data no calendário. A gente abre as portas para celebrar uma história. Uma construção. Uma obra que não é só de cimento e tijolo — é de gente. Como disse Drummond, ‘as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão’. E o SINDUSCON-RN, chegando aos seus 80 anos, deixa claro que algumas instituições não apenas atravessam o tempo — elas moldam esse tempo. Moldam como o engenheiro que pega o terreno bruto e o transforma no espaço da cidade que ainda vai surgir”, iniciou o presidente do Legislativo.

Falando sobre a origem do órgão, Ezequiel Ferreira explicou que o SINDUSCON foi fundado em 1945 e reconhecido oficialmente em 1953.

“O SINDUSCON construiu — ao longo de décadas — mais do que edifícios: construiu uma cultura de desenvolvimento. Criou uma tradição de parceria, de diálogo, de visão estratégica. No Conselho da Cidade, no CONPLAM, na FIERN, na CBIC… em todos esses espaços, o sindicato tem sido a viga-mestra que integra, sustenta e impulsiona o Rio Grande do Norte para frente, com segurança e clareza de rumo”, afirmou.

Para o parlamentar, “assim como a engenharia coloca ordem onde antes havia caos, o SINDUSCON transforma demandas soltas em soluções coletivas — sempre com responsabilidade urbana, social e ambiental”.

“A engenharia é feita de muitas mãos, muitas contas, muitos sonhos. Ela é feita junto. E junto com o SINDUSCON vai tecendo, todos os dias, a manhã do desenvolvimento potiguar. E essa história só chegou até aqui porque também é feita por grandes nomes — verdadeiros mestres de obra da cidadania”, disse, lembrando e homenageando cada ex-presidente da instituição.

“Cada um deixou um tijolo nessa grande estrutura. Cada gestão foi um avanço. Cada dirigente, um arquiteto do bem coletivo”, acrescentou.

Em seguida, Ezequiel Ferreira também destacou a importância de José Nilson de Sá, um dos grandes símbolos do setor.

“Se o SINDUSCON representa a força do segmento, José Nilson de Sá representa o arrojo, a ousadia e a alma empreendedora que vão muito além do concreto. Ele gostava de ser chamado simplesmente de engenheiro civil. Mas era muito mais do que isso: transformou sertões, irrigou sonhos, abriu caminhos literalmente. Onde muitos viam impossibilidade, ele via futuro”, enalteceu, completando que “ele não presidiu o sindicato, mas seu nome hoje batiza a principal medalha da instituição — e isso diz tudo”.

Finalizando seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa frisou que “o SINDUSCON completa 80 anos sendo fiel à sua missão: unir, modernizar, fortalecer e impulsionar”.

“E ele faz isso mantendo diálogo com o poder público, oferecendo indicadores, negociando para seus associados, participando dos conselhos que desenham o futuro urbano e ambiental do nosso estado. Por isso, hoje, o Parlamento do Rio Grande do Norte presta esta homenagem. Afinal, reconhecer o SINDUSCON é reconhecer todos que constroem o RN — pedra por pedra, projeto por projeto, geração após geração. Que os próximos 80 anos sejam ainda mais prósperos, inovadores, humanos. Parabéns, SINDUSCON-RN. Parabéns a todos que constroem o nosso estado com coragem, inteligência e espírito público. Muito obrigado”, concluiu Ezequiel Ferreira.

Na sequência, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN, Sérgio Henrique Andrade de Azevedo, discursou em nome da instituição.

“Esta tarde para mim tem um significado muito especial. E quando você, presidente Ezequiel, falou sobre todos os ex-presidentes, pode perceber o tamanho do meu desafio e da minha responsabilidade. Eu recebo esta homenagem com enorme honra, em nome da diretoria, das empresas associadas e dos milhares de trabalhadores que fazem parte do setor da construção civil potiguar. E eu agradeço à Assembleia Legislativa por reconhecer a importância de um segmento que não para, gerando oportunidades e sustentando a Economia do RN”, iniciou o líder do órgão.

Segundo o presidente do sindicato, celebrar 80 anos do SINDUSCON é reconhecer uma história construída com trabalho, serviço, técnica, diálogo e defesa intransigente do desenvolvimento do estado.

“Todos os ex-presidentes tinham isso muito claro, de que essa era uma grande missão do nosso sindicato. Sempre fomos uma voz muito firme contra burocracias excessivas, interpretações enviesadas e visões ideológicas que tentassem minimizar o setor da construção civil”, destacou.

Sérgio Azevedo disse ainda que, recentemente, a ALRN criou a Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário, que estabeleceu um nível de diálogo permanente, maduro e técnico com o setor produtivo, “gesto decisivo para se criar um ambiente de negócios de futuro. Por isso, nós gostaríamos de solicitar a criação da Frente Parlamentar de Construção Civil nesta Casa do Povo, para que possamos seguir o mesmo caminho de sucesso”, sugeriu.

Em seguida, o presidente do sindicato lembrou a importância de se realizar uma atualização nas legislações referentes ao segmento.

“Nós não olhamos apenas para o município de Natal, mas para todo o RN. E para isso a legislação precisa ter o mínimo de viés subjetivo possível, a fim de garantir segurança jurídica. E isso passa pela modernização da Lei Complementar 272/2004, que é uma urgência para o RN. A FIERN tem trabalhado muito na busca dessa modernização, pois essa lei rege boa parte dos licenciamentos do estado. Essa não é uma pauta de empresa, mas de desenvolvimento para todo o Rio Grande do Norte”, argumentou.

Concluindo, o presidente Sérgio Azevedo enfatizou que o setor da construção civil representa quase metade dos empregos do RN e que não existe desenvolvimento sem a construção civil.

“E uma frente parlamentar dedicada ao tema enviaria um recado claro para o mercado: o RN quer crescer, atrair investimentos e gerar oportunidades. O SINDUSCON está pronto desde o primeiro dia para contribuir tecnicamente em tudo que estiver ao nosso alcance. Hoje, nós celebramos não apenas 8 décadas da nossa instituição, mas as pessoas que, com dignidade, ergueram e continuam erguendo o RN; celebramos o trabalho que vira oportunidade, o concreto que vira moradia, o investimento que vira emprego. E o reconhecimento de hoje reforça a importância de continuarmos trabalhando juntos, com transparência, responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Muito obrigado a todos!”, finalizou.

Antes de encerrar a cerimônia, o presidente Ezequiel Ferreira afirmou que acatará a sugestão do líder do SINDUSCON e criará a Frente Parlamentar da Construção Civil na Assembleia Legislativa do RN.

Comentários (0)

Comente aqui...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ícone de Comentário
Ícone de Usuário

Compartilhar artigo:
A- A+

Cicchetti Natal prepara noite especial para celebrar o Dia dos Namorados.

O Cicchetti preparou uma noite especial para celebrar o Dia dos Namorados, com uma experiência exclusiva que reúne gastronomia, romantismo e momentos inesquecíveis.

No dia 12 de junho, o restaurante receberá os apaixonados em um ambiente acolhedor e intimista, com música ao vivo e um menu especialmente elaborado para a ocasião. A proposta é celebrar o amor, brindar as histórias construídas a dois e criar novas memórias ao redor da mesa.

Para tornar a experiência ainda mais especial, o Cicchetti oferecerá rolha free durante toda a noite, permitindo que cada casal leve seu vinho favorito e personalize a celebração.

Além da programação exclusiva para a noite, os clientes que realizarem reserva até o dia 7 de junho concorrerão ao sorteio de três diárias no belíssimo resort Filha da Lua Eco Lodge, em Pipa, além de um jantar VIP no Cicchetti Pipa.

Além da programação exclusiva para a noite, os clientes que realizarem reserva até o dia 7 de junho concorrerão ao sorteio de três diárias no belíssimo resort Filha da Lua Eco Lodge, em Pipa, além de um jantar VIP no Cicchetti Pipa.

As reservas para o jantar especial do Dia dos Namorados já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp:

(84) 98619-0365. As vagas são limitadas.

Serviço:

Cicchetti Natal

Shopping Midway Mall – 3° Piso

Av. Nevaldo Rocha, 3775 – Tirol

Natal/RN

Instagram: @cicchettinatal

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

*Mais de 100 vereadores, 6 prefeitos e 2 vice-prefeitos prestigiam Álvaro Dias em evento de Dr. Kerginaldo no Alto Oeste*

 

O município de Tenente Ananias foi palco de uma das maiores mobilizações políticas do Alto Oeste potiguar neste período pré-eleitoral. O lançamento oficial da pré-candidatura do deputado estadual Dr. Kerginaldo reuniu mais de 100 vereadores de diversas regiões do Rio Grande do Norte, além de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e importantes lideranças políticas. O evento evidenciou a força de articulação de Dr. Kerginaldo junto às bases municipais e a sintonia desse grupo com o projeto político liderado por Álvaro Dias, reforçando a receptividade à sua pré-candidatura ao Governo do Estado em diversas regiões potiguares.

Ao lado de Dr. Kerginaldo, o pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, foi recebido por uma expressiva representação política regional. A presença de mais de uma centena de vereadores transformou o encontro em um dos maiores atos políticos realizados no Alto Oeste nos últimos meses, reforçando não apenas o prestígio do deputado estadual, mas também a receptividade ao projeto liderado por Álvaro Dias em diversas regiões do estado.

Entre as autoridades presentes estavam a prefeita de Tenente Ananias, Dayane Batista; a vice-prefeita de Caraúbas, Kátia Linhares; o vice-prefeito de Major Sales, Dr. Allan; o prefeito de Venha-Ver, Dr. Cleiton; a prefeita de São Francisco do Oeste, Gisely Porfírio; o prefeito de Encanto, Alberone; o prefeito de Bento Fernandes, Berguinho da Saúde; o prefeito de Marcelino Vieira, Dibed; a ex-prefeita de Tenente Ananias, Mazé; e o ex-prefeito de São Francisco do Oeste, Lusimar Porfírio. Também participaram o pré-candidato a deputado federal Juninho Alves, o pré-candidato ao Senado Federal Coronel Hélio e o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira.

Durante o evento, Álvaro Dias agradeceu a recepção recebida e destacou sua trajetória como gestor público, afirmando que tem experiência para enfrentar os desafios do Rio Grande do Norte.

“Fomos para as ruas. Instalamos, em apenas 40 dias, um hospital de campanha para salvar vidas durante a pandemia do coronavírus. Buscamos as soluções necessárias em um dos momentos mais difíceis da saúde pública. Não me acovardei diante das necessidades da nossa população. Também não tive medo de enfrentar o debate e promover as mudanças trazidas pelo novo Plano Diretor de Natal, que hoje gera emprego, renda e oportunidades na capital do nosso querido Rio Grande do Norte. Da mesma forma, não terei medo do desafio de reconstruir o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Álvaro também ressaltou que a expressiva presença de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças regionais demonstra a força de um movimento que nasce nos municípios e que tem como objetivo construir um novo momento para o estado, baseado no diálogo, nas parcerias institucionais e na valorização do interior.

A expressiva participação de lideranças de diversas regiões do estado reforçou o crescimento da pré-candidatura de Álvaro Dias e demonstrou a receptividade ao seu projeto político, consolidando mais uma importante agenda de articulação no Alto Oeste potiguar.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

PSDB desmente Fake news e prioriza a candidaturas ao legislativo.

Quiseram derrubar o tucano disparando fake news.

— Ele voou mais alto.

A pedrada foi dizer que o PSDB prioriza vagas ao Senado. Quem disse isso merece uma bicada. Um argumento tão ineficaz quanto jogar pedra na lua.

O resultado foi melhor. O tucano bateu asas e, do alto, a visão é bem mais ampla, pois se abre um horizonte de possibilidades. É possível ver que se aproxima uma campanha acirrada para o Governo. Allyson, Cadú e Álvaro não terão zona de conforto e deverão buscar conquistar voto a voto. Fazer alianças estratégicas — unir forças — será necessário.

O PSDB tem ninho conhecido e certo, que é a Assembleia Legislativa, e a aposta, mais uma vez, será colocar todos os ovos nesse ninho. Ter a presidência da AL e aliados com comprovada força eleitoral é, certamente, um ativo político diferenciado.

Seu reconhecido poder de articulação, aliado à forte capilaridade pelo interior, acompanhará os tucanos na revoada migratória que se aproxima.

— Onde irão pousar?

É simples. Onde encontrarem as melhores condições para fortalecer uma nominata competitiva para deputado estadual.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Lucro da Neoenergia Cosern cresce 29% no primeiro trimestre de 2026, em meio à polêmica sobre a compensação da energia solar.

— O PIB brasileiro cresceu 2,3% em 2025.

— O lucro da Neoenergia Cosern em 2025 alcançou R$ 683 milhões, alta de 23% em relação a 2024.

— O lucro da Neoenergia Cosern no primeiro trimestre de 2026 atingiu R$ 175 milhões, crescimento de 29% sobre o mesmo período de 2025.

Enquanto investidores em energia solar no Rio Grande do Norte aguardam a compensação de seus créditos, a Neoenergia Cosern — eleita a melhor distribuidora do Brasil em 2025 — atravessa um período de forte expansão financeira. O contraste entre os resultados da companhia e a lentidão relatada por consumidores na compensação de créditos de microgeração levanta questionamentos sobre o equilíbrio entre rentabilidade e qualidade do serviço prestado.

Os relatórios financeiros divulgados pela empresa demonstram uma trajetória consistente de crescimento.

No quarto trimestre de 2025 (4T25: outubro, novembro e dezembro), a Cosern registrou lucro líquido de R$ 165 milhões, valor 15% superior aos R$ 143 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior.

O resultado anual consolidado alcançou R$ 683 milhões em 2025, alta de 23% em relação aos R$ 557 milhões registrados em 2024.

A aceleração prosseguiu no primeiro trimestre de 2026 (1T26: janeiro, fevereiro e março). Entre janeiro e março deste ano, a distribuidora registrou lucro líquido de R$ 175 milhões, salto de 29% sobre os R$ 136 milhões obtidos no mesmo período de 2025.

Os números revelam uma companhia financeiramente sólida, rentável e em expansão.

Ao mesmo tempo, consumidores e investidores em geração distribuída seguem cobrando maior agilidade e previsibilidade na compensação dos créditos de energia solar acumulados.

A Neoenergia Cosern vem ampliando suas margens e registrando resultados cada vez mais robustos, enquanto inúmeros consumidores aguardam o processamento dos créditos da energia que injetaram na rede elétrica.

Quanto maior a rentabilidade de uma concessionária que opera em regime de monopólio, maior tende a ser a expectativa da sociedade por eficiência, agilidade, transparência e respeito ao consumidor.

Fonte: Relatórios de Resultados da Neoenergia Cosern 

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Desembargadores Martha Danyelle e João Rebouças são indicados como dirigentes do TRE-RN para o Biênio 2026-2028

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte indicou, a unanimidade, os desembargadores Martha Danyelle e João Rebouças como dirigentes para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) para o biênio 2026-2028. A definição aconteceu na sessão do colegiado desta quarta-feira (3/6), sob a presidência do desembargador Ibanez Monteiro.

A eleição acontece em virtude do término do biênio dos desembargadores Lourdes Azevêdo (presidente) e Ricardo Procópio (vice-presidente e corregedor) Corte eleitoral, em 31 de agosto.

Fonte: TJRN

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Procon Natal multa Neoenergia Cosern em quase R$ 8 milhões por práticas abusivas e retenção de créditos solares.

O Procon Natal aplicou uma multa administrativa de R$ 7.949.666,67 à Neoenergia Cosern após concluir a análise de 106 reclamações formais registradas entre novembro de 2025 e março de 2026.

A investigação comprovou práticas abusivas como cobranças indevidas, alterações injustificadas na composição das faturas e ausência de memória de cálculo detalhada. O órgão destacou que a empresa apresentou respostas genéricas e não demonstrou tecnicamente a regularidade dos valores cobrados. Segundo o Procon, instabilidades em sistemas internos são riscos da atividade econômica e não podem ser transferidos ao consumidor.

Crise na Microgeração Solar

Um dos pontos centrais da punição é a má gestão dos créditos de energia solar. Constatou-se o “desaparecimento” e a retenção indevida de créditos, além de mudanças unilaterais no regime de compensação. Tais condutas violam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Marco Legal da Microgeração (Lei nº 14.300/2022) e e os critérios regulatórios estabelecidos pela Resolução Normativa nº 1.000/2021 da ANEEL, que exigem transparência total sobre o saldo e o histórico de compensação dos usuários. A própria Neoenergia já reconheceu publicamente a existência de falhas na sua compensação dos créditos de energia solar.

Atendimento Ineficaz e Coerção

O Procon identificou uma “estratégia de exaustão” nos canais de suporte, com atendimentos robotizados que não resolvem os conflitos. Além disso, a empresa foi penalizada por emitir avisos de suspensão de fornecimento para unidades com débitos que ainda estavam sob contestação administrativa, prática considerada desproporcional e abusiva.

Decisão e Prazos

A concessionária também foi punida por desrespeitar o rito administrativo, faltando a audiências de conciliação ou apresentando defesas sem propostas de solução. O valor da multa reflete a gravidade das infrações e a reincidência da empresa. Notificada em 01/06/26, a Neoenergia Cosern dispõe de prazo legal para apresentar recurso.

Essa multa foi referente as reclamações de novembro a março. As denúncia de Abril, Maio e Junho ainda estão sendo analisadas. Seguimos acompanhando essa importante questão.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Dia Imperdível da Unimed Natal supera meta e registra mais de 3,3 mil novas vidas em um único dia

Terceira edição da ação reuniu corretores em uma mobilização especial de vendas e contribuiu para que a atual gestão confirmasse a tendência de retomada de crescimento sustentável desde abril de 2025, saindo de 189 mil vidas para cerca de 200 mil vidas

A Unimed Natal realizou nesta terça-feira (2) a terceira edição do Dia Imperdível, ação que reúne corretores em uma grande mobilização comercial com condições especiais e vantagens exclusivas para novos clientes. Em mais uma edição, a iniciativa alcançou resultado expressivo, superando a meta estabelecida e registrando a aquisição de 3.332 novas vidas em apenas um dia.

O evento é realizado uma vez por ano e tem como objetivo concentrar esforços de vendas em uma data estratégica, fortalecendo a presença da cooperativa no mercado e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde da Unimed Natal.

A vice-presidente da Unimed Natal, Dra. Carla Karini, participou da abertura e do encerramento da ação, quando comemorou o resultado alcançado pelos corretores e equipes envolvidas. “Esse resultado demonstra a força da nossa marca, a confiança que o mercado deposita na Unimed Natal e o comprometimento de todos os profissionais que participaram desta mobilização. Superar a meta e conquistar mais de 3,3 mil vidas em um único dia é motivo de celebração e reforça que estamos no caminho certo, ampliando o acesso à saúde de qualidade para cada vez mais pessoas”, destacou Dra. Carla Karini.

Com o desempenho registrado no Dia Imperdível, a atual gestão da cooperativa, iniciada em abril de 2025, ultrapassa a marca de 24 mil vidas vendidas, consolidando um ciclo de crescimento e expansão da carteira de clientes chegando a cerca de 200 mil clientes próprios, além dos clientes de intercâmbio, se outras singulares.

Para o gerente de Vendas da Unimed Natal, Rouver Benvenutti, o resultado é fruto de planejamento, engajamento e do trabalho conjunto realizado pelos corretores e equipes de apoio.
“O Dia Imperdível já se tornou uma das ações mais importantes do nosso calendário comercial. O sucesso desta edição é resultado da dedicação dos nossos corretores, da confiança dos clientes e de uma estratégia construída para oferecer condições diferenciadas e atender às necessidades do mercado. Encerrar o dia com a meta superada e mais de 3 mil vidas conquistadas é uma conquista de todos”, afirmou.

Ao longo da programação, os corretores tiveram acesso a condições comerciais exclusivas e acompanhamento das equipes da cooperativa, em uma jornada voltada para potencializar resultados e fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Álvaro Dias recebe apoio de Márcio Gomes na Zona Norte e assume compromisso de recuperar vias estaduais da região

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na noite desta terça-feira, do encontro “Amigos de Márcio Gomes”, realizado no Panatis III, no bairro Potengi, na zona Norte de Natal. O evento reuniu moradores da região, lideranças comunitárias e representantes políticos, consolidando o apoio do suplente de vereador Márcio Gomes ao projeto político de Álvaro para 2026.

Em sua fala, Álvaro relembrou um dos momentos mais desafiadores de sua gestão à frente da Prefeitura de Natal: o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Segundo ele, a experiência demonstrou sua capacidade de liderança em momentos de crise.

“Lembro do desafio durante a pandemia do coronavírus, quando era prefeito de Natal. Naquele período, muitos se esconderam, mas eu sabia da minha responsabilidade. Saí do gabinete e fui para as ruas defender o povo de Natal. Em apenas 40 dias, colocamos em funcionamento um hospital de campanha para atender a população”, afirmou.

Durante o encontro, Álvaro também assumiu o compromisso de recuperar as rodovias estaduais que cortam a zona Norte da capital, uma das principais reivindicações dos moradores da região.

“Vamos recapear e entregar vias de qualidade para a região mais populosa de Natal. Fizemos uma grande obra na Felizardo Moura, transformando um dos principais acessos da cidade, e faremos o mesmo nas vias estaduais da zona Norte. Essa população merece infraestrutura de qualidade, segurança e mobilidade”, declarou.

O evento foi marcado por uma expressiva participação popular e reforçou a mobilização de lideranças da zona Norte em torno da pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Estado.

Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome; a vereadora Nina Souza, pré-candidata a deputada federal; e a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Drogasil é multada em R$ 10 milhões por danos morais coletivos, por exigir CPF para liberar descontos.

Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís condenou a rede de farmácias Drogasil por condicionar a concessão de descontos e promoções ao fornecimento de dados pessoais, como o CPF. A sentença determina que os preços promocionais devem ser aplicados a todos os consumidores, sem a exigência de cadastro prévio ou entrega de informações no ato da compra.

A decisão atende a uma ação do Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos
Padre Josimo e do ICDESCA. O juiz Douglas de Melo Martins proibiu a prática e ordenou que a empresa implemente uma política de transparência, informando a finalidade da coleta, o tempo de armazenamento e possíveis compartilhamentos de dados antes
da da adesão a programas de fidelidade.

O magistrado classificou a conduta como um método comercial coercitivo e desleal, destacando que o aproveitamento da necessidade de acesso à saúde para coletar dados não pode causar prejuízo econômico ao consumidor que se recusa a fornecê-los.
A rede também foi condenada ao pagamento de R$ 10 milhões por danos morais coletivos. O valor deverá ser destinado ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos.

Fonte: Tese Jurídica

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo:
A- A+

Ezequiel Ferreira recebe comissão da canonização de Padre João Maria

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (28) parte da comissão formada pelo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, pelos párocos Padre Bianor Júnior, da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes; e Padre Sávio, da Paróquia São José de Anchieta, além da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, integrante da comissão de canonização do Padre João Maria. A reunião tratou da organização de ações voltadas à divulgação e fortalecimento do processo de canonização do religioso potiguar.

Entre os temas discutidos esteve a parceria da Assembleia Legislativa no apoio institucional às ações de popularização da história e legado do Padre João Maria, especialmente junto às novas gerações. A comissão destacou ainda a importância da divulgação do processo de canonização, cujo pedido foi encaminhado ao Vaticano ainda na década de 1950 e retomado nos últimos anos.

“A Assembleia Legislativa tem o dever de apoiar ações que valorizem figuras tão importantes para a história e a espiritualidade do nosso povo. Padre João Maria transcende gerações e permanece presente na memória e na devoção dos potiguares”, destacou Ezequiel.

Durante a reunião, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, agradeceu a receptividade da Assembleia Legislativa e ressaltou a importância da união institucional em torno da memória religiosa e cultural do Estado. “Reconhecemos e agradecemos a abertura da Assembleia Legislativa para essa causa tão significativa. Essa parceria fortalece não apenas o processo de canonização, mas também a missão de manter viva a história do Padre João Maria, especialmente entre os jovens”, afirmou o arcebispo.

A desembargadora Maria Zenaide Bezerra, integrante da comissão de canonização, enfatizou a importância da mobilização social e institucional nesta etapa do processo. “Estamos em uma fase muito importante, trabalhando para ampliar o conhecimento sobre a vida e a missão de Padre João Maria. O reconhecimento da sua trajetória passa também pela valorização da sua história junto à sociedade”, pontuou.

Ainda na pauta da reunião a programação que contempla homenagens ao centenário de nascimento de Dom Heitor de Araújo Sales, incluindo a produção de um documentário e de um livro sobre sua trajetória. As ações devem culminar em um evento marcado para o dia 29 de julho.

Participaram do encontro o deputado estadual José Dias (PL); o diretor administrativo e financeiro da Assembleia Legislativa, Pedro Cascudo; e a diretora da Presidência da Casa, Dulcinéa Brandão.

Comentários (0)

Nenhum comentário recente.

Compartilhar artigo: